PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Audi pode produzir carro elétrico no Brasil a partir de 2029

Montadora alemã divulga plano global e diz que todas as fábricas produzirão veículos elétricos até 2029 e só elétricos até 2033

4 jan 2023 - 16h38
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Audi investe na produção de carros elétricos
Audi investe na produção de carros elétricos
Foto: Audi / Divulgação

A Audi poderá fabricar carros elétricos no Brasil a partir de 2029. É o que se deduz de um anúncio feito nesta quarta, 3, por Gerd Walker, membro do Board para Produção e Logística. O comunicado diz que até 2029 todas as fábricas da Audi produzirão no mínimo um veículo elétrico. E, até 2033, só haverá produção de carros elétricos.

Entramos em contato com a Audi do Brasil para ter a confirmação da notícia e a resposta que obtivemos da assessoria de imprensa foi a seguinte: “Dependendo das condições locais, a produção dos modelos a combustão restantes será gradualmente eliminada até o início da próxima década. O objetivo é ter a produção de veículos elétricos em todas as plantas até 2029. No Brasil ainda não há confirmação de produção de veículos elétricos.”

Portanto, não há confirmação, mas também não há negativa. A partir de 2024, o Audi Q6 e-tron será o primeiro modelo totalmente elétrico lançado na linha de produção de Ingolstadt, na Alemanha. A produção de veículos 100% elétricos começará gradualmente em Neckarsulm (Alemanha), San José Chiapa (México) e Györ (Hungria). 

Audi investe na produção de carros elétricos
Audi investe na produção de carros elétricos
Foto: Audi / Divulgação

Segundo Walker, a partir de 2026 a Audi lançará apenas modelos totalmente elétricos no mercado global e eliminará gradualmente a produção de veículos a combustão até 2033. Com base nessa decisão alinhada à estratégia corporativa global “Vorsprung 2023”, a Audi está preparando as suas fábricas globais para a produção de automóveis exclusivamente elétricos.

"Passo a passo, estamos trazendo todas as nossas plantas para o futuro", afirma Gerd Walker. "Estamos investindo em nossas plantas atuais de modo que elas sejam tão eficientes e flexíveis quanto uma fábrica construída do zero". Para isso, a Audi está investindo 500 milhões de euros no projeto Fábrica 360.

Audi investe na produção de carros elétricos
Audi investe na produção de carros elétricos
Foto: Audi / Divulgação

Duas fábricas, em Böllinger Höfe e Bruxelas, já estão produzindo veículos totalmente elétricos. Na China, a Audi terá uma fábrica totalmente dedicada a carros 100% elétricos no final de 2024, em Changchun. 

No Brasil, a Audi produz atualmente o SUV Q3, em São José dos Pinhais (PR), numa fábrica que divide com a Volkswagen. No momento, não é interessante para nenhuma montadora fabricar carros elétricos no Brasil, pois o custo ainda é altíssimo e o governo dá isenção total do imposto de importação para carros 100% elétricos. Ao longo da década, isso pode mudar. A GM, por exemplo, pretende ser 100% elétrica, inclusive no Brasil, sem passar por carros híbridos.

Para alguns analistas, entretanto, a operação de montagem da Audi no Brasil usa pouquíssimos componentes nacionais, o que demandaria um investimento muito maior caso a marca decidisse fabricar carros elétricos no Brasil. De qualquer forma, a partir de 2033, ou o Audi feito no Brasil será elétrico ou não será nada (e então a marca apenas importartia carros elétricos).

Audi E-tron, o incrível SUV elétrico com dois motores:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade